domingo, 24 de julho de 2011

OUTRAS MINI-NOTÍCIAS IMPORTANTES

****As empresas aéreas americanas lutam para compensar o aumento de custos com tarifas mais elevadas, mas seus lucros baixaram bastante se comparados com os do ano passado.Tem reduzido a sua oferta de assentos, prevendo que a demanda não acompanharia o aumento das tarifas, mas apesar disso o preço do combustível tem cortado seus lucros : No grupo da United,com uma receita de US$ 9,81 bilhões o lucro foi de US$ 538 milhões e os gastos com o combustível cresceram US$ 1 bilhão,superando em 45% os do ano passado.A American Airlines teve prejuízo líquido de US$ 286 milhões no segundo semestre,contra os US$ 11 milhões do mesmo período de 2010.Já a US Airways registrou no mesmo período queda de 67% em seus lucros.
****Teve início o voo Milão/Salvador via Porto Seguro,que será operado por nove meses ,oferecendo 250 assentos que até setembro já estariam totalmente lotados.A rota conta com a demanda turística da Itália para a Bahia,que é tradicionalmente elevada,ocupando o terceiro lugar nas estatísticas dos destinos preferidos no Brasil, com uma média anual de 60 mil visitantes.
****Neste primeiro semestre no Brasil a circulação média dos jornais cresceu 4,2% ,na comparação com igual período de 2010.Em total foram publicados 4.435.581 exemplares por dia,com a Folha de S.Paulo no primeiro lugar (305.522),seguida por "Super Notícias" (301.909)."O Globo" (264.382) e "Extra"(235.541).Os dados foram divulgados pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação).
**** Há opiniões a favor e contra referentes aos voos dos ônibus espaciais,que foram encerrados pelos Estados Unidos na semana passada.Observadores evidenciam que a Nasa não cumpriu a promessa feita na década de 70,quando pensava realizar 50 voos por ano e aumentar seu nível de segurança.Na prática o número máximo de lançamentos chegou a nove em 1985 e foram 135 em trinta anos.Dizem que o lançamento do Telescopio Espacial Hubble foi a sua mais bem-sucedida realização e que se ele ainda continua fotografando é devido ao fato que os ônibus foram para lá quando precisava ser consertado.Por outro lado, a Nasa não conseguiu baratear os voos,cujo custo unitário é estimado em US$ 1,5 bilhão, nem conseguiu criar uma base na lua para realizar voos tripulados até Marte.Vale lembrar,ainda, que dos cinco ônibus com capacidade para ir ao espaço dois explodiram, sendo evidente que a Nasa entrou no programa como reação dos EUA ao lançamento pela União Soviética do primeiro satélite artificial e do primeiro homem em órbita da Terra, que foram "compensados" com o desembarque americano na lua.
**** Um projeto de lei que tramita na Câmara ,apresentado pelo deputado Walter Tosta,prevê a obrigação pela empresas aéreas de embarque e desembarque de cadeirantes por meio de fingers em todas as aeronaves com capacidade acima de 50 passageiros, e por meio de plataformas elevatórias  se sua capacidade for inferior.Segundo o projeto, também os banheiros das aeronaves deverão ser adaptados para poder receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.Na prática os corredores de acesso e os banheiros deverão possuir espaço bastante para permitir a passagem de cadeiras de rodas.O descumprimento das determinações previstas no projeto causará uma multa de R$ 200 mil.
O projeto já recebeu críticas do Portal Aviação Civil, pelas implicações que ,na sua redação atual, terá para as empresas aéreas. A recomendação é de que ele seja entregue à Anac para revisão total, antes de sua aprovação pelo Congresso. De fato, observa  o Portal, as aeronaves Airbus e Boeing, para  não falar das pequenas Embraer 190 e 195, tem larguras entre as fileiras de poltronas que chegam a 65 centímetros,enquanto uma cadeira de rodas mede em média 70 cm. Para adaptar um A320 de 174 assentos à exigência de mais espaço para o transito de um cadeirante ,seria necessário eliminar 29 cadeiras de uma fileira.

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