sábado, 16 de julho de 2011

MINI-NOTÍCIAS IMPORTANTES

****A Boeing conseguiu completar a viagem inaugural de seu 787 Dreamliner,vindo de Seattle e pousando no aeroporto de Haneda, no Japão, onde o entregou,após anos de atraso, a ANA, All Nippon Airwys. Os testes realizados até agora pela empresa japonesa foram positivos, mas a Ana deverá aguardar ainda até agosto ou setembro para receber seu primeiro 787.
A Boeing havia previsto que entregaria essa aeronave em maio de 2008 e desde então recebeu encomendas para 835 Dreamliner,das quais 50 cada da Ana,Qantas e United.
Notícias mais recentes informam que a Boeing suspendeu temporariamente a entrega de partes da aeronave, cuja confeição foi terceirizada, em vista do atraso causado por alguns fornecedores e pelas falhas descobertas no "flight-test program".A suspensão deverá causar mais três meses de atrasos nas entregas previstas para o começo de 2012.
****A Airbus anunciou a venda de 777 aeronaves no primeiro semestre deste ano, incluindo o record obtido durante o Paris Air Show.A empresa informou que no semestre ocorreram também cancelamentos de pedidos, que reduziram o numero final das encomendas a 640.A empresa entregou nesse período 258 aviões, entre os quais 10 superjumbos A380.
**** A Air Transport Word adicionou á lista de suas publicações especializadas um testo de Regas Doganis, técnico bem conhecido no mundo da aviação comercial, que já foi CEO da Olympic Airways e diretor não executivo da South African Airways.O título do livro é  :Flying Off Course IV :AirLine economics and marketing" .Entre os assuntos de atualidade foca o "enigma" da indústria, ou seja porque "High growth rates in recent decades have produced only marginal profitability ". Vários capítulos são dedicados a "economics of the low-cost no frills carriers " a às previsões sobre o futuro da indústria.
**** Na semana passada foi realizada a cerimonia da posse do novo diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Anac,Marcelo Pacheco dos Guaranys, que substituiu Solange Vieira,cujo mandato  expirou em março.Ele tem 34 anos,pertence à estrutura do Ministério da Fazenda,é formado em Economia e Direto e já pertenceu à Anac entre 2007 e 2010 onde exerceu a função de diretor de regulação econômica. Ele deverá atuar agora como presidente num mandato de dois anos. Guaranys, que contrariamente aos dois predecessores tem conhecimentos de aviação civil, após ter a sua indicação aprovada na sabatina ,declarou seu compromisso em "melhorar a vida dos usuários dos aeroportos,aumentar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas aéreas,assegurar o respeito aos direitos dos passageiros e elevar constantemente os níveis de segurança do setor aéreo brasileiro".
**** Num interessante artigo na edição informática do Jornal do Brasil, cujo título é "Glide Slope-O periscópio invertido", Marcelo Ambrosio critica as empresas aéreas que não investem "naquele ícone que a gente acompanha na tela durante o voo",que apresenta itinerários,velocidade,localização da aeronave ,pois "estão perdendo um filão bom para ganhar mais dinheiro".O autor informa que as empresas dos EUA já descobriram um programa, chamado de "Windows Seat", que oferece aos passageiros "todo o plano de voo que o cockpit aprovou antes da decolagem e que deverá ser cumprido".Nele são acrescidos mais dados e telas que enriquecem a fria informação ,inclusive com mapas do Google e com dados históricos da localidade que está sendo sobre-voada. Ambrosio acha que "essas telas de informação podem ser vendidas pelas companhias também como parte de material publicitários.E´mais uma chance de melhorar a rentabilidade sem mexer nos custos", conclui.

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