sábado, 10 de setembro de 2011

OS CAMINHOS TORTOS DA JUSTIÇA

A Justiça é justa com todos ? Quando liberta ladrões, absolve parlamentares corruptos,quer salários exorbitantes,atrasa julgamentos importantes ? Pode a Justiça opinar contra decisão legal do presidente da República?
A lista poderia continuar, mas paramos, para apenas resumir um fato que Gerard.R.J.Bourgeaiseau conta na internet,sob o título "Repassando,indignado com a (in)justiça brasileira!!!!".Em poucas palavras, é a história do médico Roger Abdelmassih,de 67 anos, que foi condenado a 278 anos de prisão por ter violentado 37 mulheres, suas pacientes.Mas ele não está preso, se encontra no Líbano,onde fugiu sabendo que lá não há tratado de extradição com o Brasil.Fugiu aproveitando o habeas corpus que lhe foi concedido pelo ministro do STF,Gilmar Mendes,contrariando a determinação de outra juíza que havia exigido a sua prisão enquanto ele aguardava o recurso da defesa,ao descobrir que o criminoso tentava renovar seu passaporte.O advogado convenceu Gilmar Mendes de que o médico queria apenas renovar o passaporte, e este nem perguntou por que um homem de 67 anos,condenado a 278 anos de cadeia, precisava renovar um documento indispensável apenas para viagem ao exterior.
P.S. Agora o ex-presidente do STF sabe por que, mas talvez sua preocupação seja outra : por exemplo, a dificuldade que ministros e servidores do Judiciário estão tendo para conseguir um conspícuo aumento salarial,que se aprovado teria impacto de R$ 7,7 bilhões no orçamento nacional de 2012.
Outras preocupações "de trabalho" do ministro ? Pelo jeito, tendo transcorridos quase dois anos do dia de dezembro em que afirmou que olharia com simpatia o processo dos aposentados do Aerus, que todavia continua a "banho-maria" nos capazes arquivos da Justiça, também a urgência desse julgamento não parece afetar a tranqüilidade dele e de seus colegas.Não existe habeas corpus para combater a fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário