sábado, 18 de fevereiro de 2012

PEQUENAS MAS FALTOSAS

O crescimento da participação no tráfego doméstico das chamadas aéreas menores chegou a 29,7% em dezembro de 2011, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.Mas em 2011 cresceu também o número de queixas que os passageiros dessas empresas apresentaram à Anac.No primeiro lugar se encontra a Webjet, que motivou nada menos que 3.800 queixas, ou seja o equivalente a 7,26 entre cada 10 mil passageiros transportados.Entre as reclamações, as mais frequentes estão relacionadas com a dificuldade de confirmar viagens pela internet,perda ou extravio de bagagem, problemas causados pelos atrasos ou cancelamento de voos e, nesses casos, a omissão em fornecer alimentação, hospedagem ou proteção para embarque em voo de outra companhia.Na ordem, depois da Webjet vem a Trip (3,87), a OceanAir/Avianca (2,8), a Tam (2,78), a Pantanal (2,20),a Gol (1,49) e no último lugar a Azul a aérea que,entre grandes e menores, registrou o índice anual mais baixo:1,19 paxs por cada 10 mil transportados.
Há, em particular, falta de informações sobre atrasos,cancelamento,horários e assentos escolhidos;falta de assistência material quando o tempo de espera supera o máximo previsto e,portanto, os passageiros deveriam receber facilidades de comunicação,alimentação e hospedagem;orientação em caso de dano ou extravio de bagagem e sucessivo pagamento de indenização.Sem falar do overbooking,tolerado pela Anac, mas que exige diversas providências a favor dos passageiros prejudicados.
A posição da Azul explica o crescimento de sua participação de mercado,e a imagem positiva que conquistou junto de seus usuários.
Para combater todo tipo de abuso, cabe aos viajantes exigir das empresas mais faltosas o respeito de seus direitos, se dirigindo aos escritórios da Anac (na maioria dos aeroportos) ou ao Procon ,a entidade que atuas em defesa do consumidor.

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