sábado, 7 de maio de 2011

TAP A CAMINHO DA PRIVATIZAÇÃO

A privatização da Tap já está sendo analisada em seus detalhes, a começar pela avaliação de seu valor, pois esse dado é essencial para suscitar o interesse de potenciais compradores. Sabe-se que entre eles a aérea mais interessada seria a Qatar Airways,mas tudo depende da porcentagem da empresa que será oferecida à iniciativa privada. Em princípio foi dito que o governo português faria questão de ficar com 51% das ações da Tap, mas depois da aprovação do programa de socorro a Portugal pelo FMI e pela UE, está sendo admitido que a decisão final dependerá do resultado das eleições: dizem que se o Partido Social Democrata, de oposição, vencer  no pleito de 5 de junho o inteiro controle da aérea seria repassado à iniciativa privada.
Face aos resultados financeiros da Tap - que no ano passado fechou com um lucro de 62 milhões de euros, sobre um faturamento de 2,2 bilhões, apesar do tráfego aéreo europeu não ter crescido com a mesma força  que o de outras regiões - e graça à sua expansão no Brasil e na Europa, a compra da empresa portuguesa é de interesse também  da IAG ( que une British Airways e Ibéria) cujos planos pretendem conquistar mercados na Ámerica do Sul, onde o Brasil já possui uma estrutura de rotas comparável apenas àquela da American Airlines.De fato a Tap opera  atualmente 71 freqüências semanais para cidades brasileiras que representam 22% de suas receitas ( elas serão 77  antes do fim do ano)  enquanto a American Airlines, hoje com 67 freqüencias, tem apresentado à FAA  dos Estados Unidos pedidos para mais 10 voos , com os quais empatará o número de suas operações com aquele da "rival" européia.
Além da Tap o pacote de privatização inclui, entre outras do mesmo setor ,a empresa de cargas VEM, que já pertenceu à Varig , a aérea regional Portugália, adqurida há anos pela Tap e que opera rotas domésticas e européias com aviões  menores, as Lojas de Duty Free nos aeroportos e a bordo, os serviços da Cateringpor que fornece refeições de bordo e várias operações nos pátios de aviões a cargo da Groundforce.

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