sábado, 14 de maio de 2011

COMPETINDO COM OS AVIÕES 'NEO'

Airbus e Boeing estão envolvidas num jogo de xadrez, ambas tendo muitas dúvidas sobre a conveniência de continuar o desafio. O motivo é conhecido como "New Engine Option", NEO,código que é agora anexo aos nomes de suas aeronaves programadas para a importante mudança : são os B737neo e os A320neo.O que está sendo divulgado sobre este projeto está relacionado principalmente com a montagem nessas aeronaves de novos reatores que, previas outras mudanças relacionadas com a estrutura da fuselagem, reduzirão de cerca 15% o consumo de combustível e a respectiva poluição.
A Airbus já informou que pretende lançar em 2016 seus novos modelos de A320, enquanto a Boeing ainda não se pronunciou oficialmente.Todavia, em vista da tendência à redução das vendas dos 737, apesar do lançamento de modelos  com algumas modificações, que já chegaram à serie 900, e em particular pelo interesse demonstrado pela indústria por jatos que queimam menos querosene, é previsível que até o final do ano a Boeing terá concluído seus estudos para superar suas maiores dificuldades e os elevados custos de modificação do 737 e que confirmará que está no páreo ,provavelmente fixando uma data anterior aquela comunicada pela Airbus para a entrega dos A320neo.A não ser que a empresa de Seattle decida oferecer uma aeronave totalmente nova com carácteristicas mais avançadas.
Outro motivo que pesa na decisão de alterar as características técnicas das duas aeronaves é a competição prevista pela chegada dos  Bombardier CSéries, com seus novos turbofan da Pratt & Whitney e da CFM, cujo consumo de combustível é bastante inferior ao dos reatores instalados nos A320 e B737.Os da Bombardier canadense são aviões com capacidade menor  (entre 100 e 145 assentos) que aquela das duas empresas rivais, ao ponto de ter estimulado também um projeto dos técnicos da Embraer brasileira , que prevê o aumento do tamanho dos E190 e E195 atuais para competir com a Airbus, caso a Boeing desista .

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