domingo, 12 de junho de 2011

EXCLUSIVO: A IATA APRESENTA O CHECK-POINT DO FUTURO

O 67º meeting da IATA em Cingapura foi rico em novidades: foi o último presidido por Giovanni Bisignani,anunciou previsões de menores receitas da industria neste 2011, teve uma importante esclarecimento do presidente da Lan sobre a fusão com a Tam brasileira.Essas informações podem ser lidas nos textos que publicamos a seguir.
Este,exclusivo, é entretanto dedicado à apresentação feita pela Iata dos futuros screeners aeroportuais. Eles,na linguagem da aviação comercial, são identificado como check-point, ou seja postos de controle para verificar  se os passageiros que pretendem embarcar são confiáveis e se estão levando algo proibido.
Não haverá mais a necessidade de se desvestir, de depositar numa cesta corrediça cintos,chaves,dinheiro em moedas,celulares.O viajante passará por um corredor de 6 a 7 metros de comprimento,junto com seus documentos e sua bagagem.Nessa espécie de túnel haverá três níveis de controles e neles serão encaminhados os passageiros "conhecidos","standard" e os que exigem "segurança reforçada".A seleção será feita utilizando os dados biométricos que são registrados nesses passaportes de última geração e os três canais utilizarão tecnologias diferentes para controlar também metais,líquidos,sapatos,indícios de explosivos, e realizar um body scanner integral.O exame do íris ocular dará as coordenadas.Se na primeira passagem forem detectadas irregularidades, o passageiro será reencaminhado, para passar no túnel de segurança reforçada.
O projeto está sendo desenvolvido por 19 governos, para que sejam considerados os standards válidos para todos os países.
O ex-presidente Bisignani, após ter ilustrado o novo check-point, admitiu que o projeto exige tecnologias complicadas, mas que poderá ser experimentado dentro dos próximos 18/24 meses, se tornando universal, para uso em todos os aeroportos, dentro de no máximo 5 anos. Mas antes disso, dentro de dois ou três anos será possível simplificar bastante a qualidade dos controles, aplicando novas tecnologias que visam descobrir objetos perigosos e pessoas que podem ameaçar um voo tranqüilo.

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