sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PRESENÇA DAS EMPRESAS DE MÉDIO PORTE NO TRÁFEGO DOMÉSTICO

O ano passado se encerrou com um índice de crescimento do tráfego doméstico de passageiros inferior aquele de 2010 e 2909, mas se manteve nos dois dígitos até dezembro.Segundo as estatísticas o aumento dos embarques acumulados nas rotas nacionais, de um ano para o outro foi de 17,65% em 2009, de 23,47% no ano sucessivo e de 15,72% em 2011.A redução foi particularmente acentuada em dezembro,quando o crescimento foi de "apenas" 7,27%, deixando prever que essa tendência poderá se manter em 2012 estabelecendo uma média que com a participação dos meses de tráfego mais intenso deveria ficar em volta de 10%,ou num índice médio entre 8% e 9%.
Numa analise simplificada dessa tendência, deve ser enfatizada a importância do crescimento de empresas de médio e pequeno porte, pois foram elas que conseguiram atrair,com suas rotas e suas tarifas, novos segmentos de viajantes por via aérea.De fato as dua maiores perderam participação de mercado : a Tam ficou com 41,19%, a Gol com 37,37%,totalizando 78,56% contra 82,39% no ao anterior, enquanto as menores registraram em 2011 um crescimento de 21,75% em comparação com 2010, passando a ter uma participação de mercado de 20,49%,assim dividida: Azul 8,56%,WebJet 5,54%,Trip 3,25% e Aviaca 3,14%

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