domingo, 22 de janeiro de 2012

AZUL E GOL COMEMORAM

A Azul é a empresa que mais incomoda Tam e Gol.Ela tem conseguido se inserir com sucesso em rotas tradicionais das duas empresas e está expandindo gradualmente suas ligações para cidades do país,enquanto já pensa em competir em mercados de outros países do Sul.Em dezembro passado ela acrescentou mais quatro Embraer 195 e dois ATR 72-600 à sua frota,que iniciou assim 2012 com 49 aeronaves,das quais 38 Emb 190 e 195, 8 ATR 72-200 ( que está devolvendo à construtora para substitui-los por ATR 72-600 ) e três dos novos modelos ATR-72-600 já incorporados.
Essas aeronaves de capacidade reduzida ( os ATR estão configurados para o transporte de 70 passageiros, os Embraer 195 de até 118 )apesar de suas limitações conferem bastante flexibilidade operacional à Azul e são apreciados por seus usuários, devido também à qualidade de serviço de bordo que lhe é oferecido pela empresa.O elevado índice de aproveitamento da frota é todavia onerado pela ampliação quase continua do número de ligações, fato que comporta um período de lançamento sujeito a registrar load factors menores, durante o qual nem sempre a receita cobre os respectivos custos.Mas a empresa conta em equilibrar seus balanços financeiros neste 2012.
De sua parte, a Gol (veja no site Aeroconsult o resumo e os comentários à entrevista concedida pelo seu presidente ao jornal "O Estado de São Paulo") festejou no domingo passado os 11 anos de operações.A empresa tem 18 mil funcionários e tem expandido suas atividades também no setor de cargas,inaugurando há pouco sua 100ª franquia.No mercado doméstico de passageiros a Gol está com uma participação de 36% e opera atualmente para 11 países da América do Sul.O seu Smiles, programa de relacionamento com os passageiros herdado da Varig ,atingiu em 2011 a marca de 8 milhões de integrantes;no ano passado a Gol consolidou também, com a venda de ações, a sua parceria com a Delta,enquanto investia mais de 200 milhões de reais na aquisição de 100% do capital da WebJet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário