sábado, 14 de janeiro de 2012

AMERICAN DEVE AO BNDES BILHÕES NEGADOS Á VARIG

A American Airlines, a gigante americana com uma frota de 900 aviões, nesta fase está seguindo, sem querer, o mesmo caminho da Varig : ela também apresentou um pedido de recuperação judicial, para se proteger de quaisquer pedidos de falência de parte dos credores.Só que ao longo do tortuoso caminho que a levou à situação atual, a aérea americana teve a sua vida facilitada pela Casa Branca e conseguiu empréstimos bilionários, negados por Brasília e pelo BNDES á empresa brasileira.
O moral da comparação é que enquanto a Varig foi praticamente à falência, a American sobreviverá: ela nem está negociando o pagamento parcelado dos financiamentos,mas a devolução de aeronaves excedentes de várias construtoras, inclusive da Embraer, ou a redução de seu custo, até o limite de suas escassas sobras de capital.
Com o pedido de recuperação judicial do final de novembro de 2011,descobriu-se que a AA havia conseguido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico do Brasil mais de US$ 3 bilhões,para o financiamento de cerca de 200 aviões da Embraer, dos modelos 135, 140 e 145,para curtas distâncias e até 50 passageiros, utilizados pela aérea em rotas regionais.Até agora a American pagou ao BNDES cerca de US$ 2,1 bilhões, mas está demonstrando total desinteresse em ficar com todos os aviões da Embraer, divulgando a sua intenção de devolver ao banco brasileiro parte dessa frota, para abater o valor ainda não pago do financiamento.Assim, o BNDES deveria ficar com um número ainda não fixado de aeronaves Embraer da AA, que tentaria repassar a outras empresas aéreas, aparentemente num mercado pouco interessado nesses modelos algo antiquados.
Assim, apesar da American ter sido até agora um pagador pontual, o BNDES terá problemas para recuperar os cerca de US$ 900 milhões que faltam de seu financiamento bilionário.Isso, como se afirma nos negócios,faz "part of the game" :pena que o BNDES não quis participar desse jogo quando se tratou de abrir para a Varig o financiamento necessário para o pagamento dos leasings atrasados que oneravam a sua frota.

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