domingo, 20 de novembro de 2011

PESQUISA DA IATA QUANTIFICA MOVIMENTO DA AVIAÇÃO BRASILEIRA

Na quarta-feira,no Barra Windsor Hotel do Rio de Janeiro,realizou-se a abertura do 8º Forum anual de Lideres da Associação Latino-Americana do Transporte Aéreo,ALTA,congenere regional da Associação Internacional do Transporte Aéreo,IATA.O novo diretor-geral da Iata,Tony Tyler, presente ao Forum,divulgou e comentou uma série de dados inédito sobre a aviação comercial brasileira,fruto de pesquisa realizada em 2009 pela consultoria inglesa Oxford Economics.
Os representantes de numerosa empresas aéreas tiveram assim melhor conhecimento do valor da aviação brasileira, cuja consistência surpreendeu até o ministro da Secretaria Especial de Aviação Civil do Brasil,Wagner Bittencourt, que participou do evento.
Segundo a pesquisa, a indústria aérea movimentou em 2009 cerca de RS 32 bilhões,equivalentes a 1% do Produto Interno Bruto,PIB, do país.Nesse valor estão incluídos R$ 13,3 bilhões gerados pelas empresas aéreas,pelos aeroportos e pelos serviços terrestres; R$ 11,5 bilhões produzidos pelos fornecedores do setor,enquanto os restantes R$ 7,3 bilhões representam os gastos dos funcionários que atuam nele.O diretor da IATA afirmou que o governo deveria considerar a aviação "um ativo estratégico", pois nos primeiros nove meses de 2011 a indústria participou do crescimento de 10,6% do tráfego da América Latina,contra a média mundial que até setembro teve expansão de 5,6%.Tony Tyler não demonstrou a mesma apreciação positiva pelo modelo de concessão dos aeroportos que está sendo implementado no Brasil,que confere ampla participação acionária à Infraero e limita a 1% aquela das companhias aéreas presentes nos consórcios dos leilões. Considerou o fato preocupante,mas não usou a palavra discriminação, sendo que isso "cria um conflito de interesses". Sobre o assunto recebeu do ministro Bittencourt justificativas oficiais:ele enfatizou, em particular, que enquanto atualmente a Infraero administra 97% dos aeroportos,após os leilões sua participação será reduzida para 67%,sendo repassados 33% da administração à iniciativa privada.Tyler fez uma previsão preliminar do crescimento do tráfego latino-americano em 2012,que a IATA estima em 8,2%,contra a média de 4,5% nas restantes regiões do mundo:em dezembro esses números poderão ser alterados para mais ou para menos.

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