quinta-feira, 25 de agosto de 2011

BRASILEIROS BARRADOS NOS AEROPORTOS EUROPEIOS

Os agentes aeroportuários  da Espanha e da França estão de olhos nos passageiros com passaporte brasileiro, em particular se são jovens. As estatísticas de 2010 informam que eles foram os que mais tiveram a entrada recusada na União Europeia: nada menos de 6.072 foram barrados ao desembarcarem de aeronaves, de acordo com a Frontex, agência de controle das fronteiras.Esse número representa 12% do total das entradas negadas a cidadãos de todos os países.Delas 1.813 em aeroportos da Espanha, vindo a seguir a França, com 673 casos. As razões mais frequentes apresentadas pela autoridades,para obrigar os viajantes a voltar ao Brasil foram a falta de justificativa plausível da vinda e por não demonstrarem de estar com euros suficientes para pagar a estada e os dias de permanência no país.Todavia, o número de brasileiros aos quais não foi permitida a estada em 2010 diminuiu 24% em comparação com o ano anterior.
Em 2010  entre os latinos-americanos, também os viajantes do Paraguai e da Venezuela,respectivamente no sexto e no décimo lugar da classificação, tiveram respectivamente 1.495 e 1.183 entradas recusadas, muito atrás dos brasileiros que ocuparam o primeiro lugar, no rank mundial. No segundo estiveram os Estados Unidos (2.338 viajantes barrados) e a seguir a Nigéria (1.717) e a China (1.610).
Segundo a agência Frontex, em 2010 viviam ilegalmente em algum país da União Europeia 13.369 brasileiros, representando 3,8% do total de estrangeiros residentes ilegais, dos quais a maioria se encontrava em Portugal,Espanha e França
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário