sábado, 17 de dezembro de 2011

POR QUE A LANTAM DEVERIA FICAR COM A STAR ALLIANCE

O Cade acabou de aprovar a união entre a Tam e a Lan Chile, não tendo encontrado na fusão nada que possa afetar a livre concorrência com as outras empresas ,ou prejudicar os passageiros.Praticamente repetiu o ponto de vista da Cade Chilena,inclusive nas exigências menores que as duas aéreas deverão cumprir.A imposição mais importante e inevitável,pois exigirá também a reformulação de joint-ventures,refere-se à opção obrigatória da Lantam por um dos dois sistemas de alianças ao qual as duas empresas atualmente pertencem.A decisão deverá ser divulgada ainda no primeiro trimestre de 2012.
A Tam pertence à Star Alliance, a Lan Chile à Oneworld.O potencial delas é bastante diferente, com vantagens numéricas para a Star Alliance : entre outros comparativos, pelo número de destinos entreligados por suas empresas associadas ,pelo numero de frequências que englobam e pelos assentos/km oferecidos.Seu destinos são 1.135 contra 712 da Oneworld (segundo pesquisa realizada em setembro pela revista Airline Business),suas frequências 146 contra 57, com uma capacidade de transporte dupla à da concorrente, e quanto ao total de receitas a Star Alliance chegou a US$ 174,4 bilhões,contra US$ 91,9 bilhões da Oneworld.
Incluindo a terceira aliança, a SkyTeam, nada menos de 61 empresas participam desses sistemas, que em 2010 absorveram 57,9% do tráfego aéreo, assim dividido :Star Alliance 24,6% , SkyTeam 18,7% e Oneworld 14,6%.
As companhias da Star Alliance com maior participação de mercado são: United, Lufthansa, Continental, US Airways,Air China,Singapore e Air Canada, na ordem;as da OneWorld são American, British,Qantas e Cathay Pacific,sendo que no total estas quatro registraram praticamente o mesmo potencial de"revenue pax/km" das primeiras quatro da Star Alliance.Mas verifica-se que as primeiras quatro da SkyTeam (Delta,Air France,China Southern e China Eastern ) superam em cerca de 28% o rpk total de cada uma das alianças anteriores. A British Airways é a única aérea europeia que pertence à Oneworld; Alitalia,Air Europa e Air France/Klm estão na SkyTeam;todas as restantes aéreas da Europa se encontram na Star Alliance.
Num flash superficial,a Star Alliance abriria à Tam e à Lan conexões para a maioria das rotas europeias,em três empresas norte-americanas e numa ampla área dominada por aéreas da Ásia/Pacífico,incluindo a China.

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