domingo, 16 de outubro de 2011

PESAGEM DE BAGAGEM DE MÃO É O PROBLEMA ATUAL

Na semana passada este blog adiantou que, devido aos problemas criados por passageiros que pretendem embarcar com malas de mão que pesam mais de 5 quilos, as empresas aéreas estavam intensificando seus controles no check-in e também antes da entrada nas aeronaves. De fato malas pesadas ou de tamanho acima das medidas permitidas, atrasam o fluxo dos passageiros na cabine e carregam com pesos excessivos os bins situados sobre os assentos.
A Tam, maior empresa nacional, que opera mais vôos para o exterior, enfrenta esse problema todos os dias, principalmente devido aos viajantes que escondem as malas de mão na fase de check-in e aparecem com volumes e pesos excessivos na fila de acesso à aeronave.
Na semana passada, talvez por coincidência, algumas empresas "apertaram" os controles. A Tam os atribuiu ao fato que a maioria dos que viajam na rede doméstica e fazem check-in pela internet não submetem suas malas à pesagem. Para verificar se havia abusos, em alguns voos a aérea colocou balanças pouco antes da entrada do avião e isso provocou numerosos atrasos nas decolagens, pois muitos passageiros com malas pesando mais de 5 kg foram barrados e obrigados a permitir que elas fossem levadas para o porão da aeronave.Houve quem aceitou a exigência e quem reclamou e até quis recusar a entrega da mala: na prática, o tempo necessário para pesar todas as "suspeitas" e para entregar o recibo de despacho fez parar todo mundo e acabou causando atrasos na saídas dos voos.
Sendo que essa forma de controle não deu certo, parece que a maioria das empresas já concordou em transferir a verificação de pesos e tamanhos à fase de apresentação dos passageiros,quando eles entregam suas malas para o inspeção do raio-x. As com excesso de peso receberiam um sinal de identificação.

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