***Também outros acordos, além daqueles com os Estados Unidos e com a União Européia foram revistos pela Anac. Em relação ao Canadá, país para o qual o Brasil não voa, foi abolida a limitação de operações da Air Canada, que poderá agora melhor atender a pressão do mercado para que ofereça mais assentos..
Outro acordo que foi alterado é aquele com o México: agora as empresas que operam a rota poderão aumentar o número de freqüências, voando para qualquer cidade dos dois países, com exclusão no Brasil do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e no México do aeroporto de Cidade do México, devido às suas insuficientes estruturas.
Foi também renegociado o acordo com a Russia: a empresa Transaero poderá agora aumentar suas freqüências para o Brasil de 3 para 7 por semana.Não há previsão, por enquanto, de voos para Moscou de companhias brasileiras.
***O Airbus A330 do voo 186 da Tap portuguesa, que havia decolado do Rio de Janeiro na sexta-feira passada à noite , teve que efetuar uma escala não programada em Salvador, interrompendo por problema técnico em um dos reatores a sua viagem para Lisboa.Os 229 passageiros foram hospedados em hotéis 5 estrelas da capital baiana, à espera de outra aeronave vindo de Portugal, que como previsto chegou às 19,45 horas de ontem,sábado, e decolou às 21h e 5 minutos com destino a Lisboa. Apesar do número elevado de passageiros, as necessidades de comunicação,transporte e alimentação de todos foram atendidas sem problemas e reprogramados todos os voos de conexão de quem se destinava a outras cidades de Portugal da Europa ou da África.
***A Petrobras possui imensas reservas de petróleo, mas ainda não conseguiu refina-lo em quantidades suficientes para atender o mercado brasileiro.Em 2010 , por exemplo,suas importações de querosene de aviação chegaram a 1.922,8 milhões de litros (equivalentes a cerca de 15% do total consumido) com uma alta de 51% em comparação com o ano anterior.Há a previsão de que entre 2012 e 2017 entrem em funcionamento quatro refinarias, após que durante os últimos 30 anos a Petrobras nada fez para avançar nesse importante segmento da atividade petrolífera.Em compensação , nos três primeiros meses do ano ela aumentou de 16% o preço do querosene, tendo como referência a alta do barril de petróleo nos mercados do exterior. As empresas aéreas nacionais, para as quais o combustível representa até 40% dos custos, acham que se "o petróleo é nosso", seu preço de vendas e aquele de seus derivados também deveriam ser baseados nos custos nacionais, ao invés de serem calculados à moda da Petrobras, fazendo uma mistura de preços internos e externos que não convence ninguém.
***O jornal "O Estado de Minas" da semana passada publicou uma longa e incrível história de descaso com passageiros e o veredicto do juiz da 3ª Vara Civel de Belo Horizonte , que condenou a Tam ao pagamento de R$ 20 mil a duas passageiras, por danos morais decorrentes de transtornos tidos em sua viagem. Num resumo, elas foram literalmente empurradas de um para outro aeroporto em Belo Horizonte, pagaram as despesas de translado e, em São Paulo foram obrigada a fazer o mesmo para ir do aeroporto de Congonhas para o de Guarulhos.E quando conseguiram embarcar para Miami, destinos do "voo direto" delas e dos filhos,tiveram a surpresa de voar num avião menor, que aterrissou antes em Manaus.A bordo, no voo de retorno, as crianças teriam assistido a filmes adultos, exibidos no monitor do avião, "com cenas de nudez,sexo,uso de droga e linguagem depreciativa".O juiz foi explicito em assinalar mais esse "dano moral" a cargo da empresa, antes de fixar o montante da multa.
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