O GrupoTam , que a partir de setembro de 2010 inclui a Pantanal , recuperou a primeira posição na participação de mercado, com 41,84%, valor praticamente idêntico ao 41,81% da média trimestral. Em segundo lugar a Gol totalizou respectivamente 38,83% e 38,55% no acumulado.Os restantes cerca de 19 pontos foram divididos entre as quatro empresas menores, nesta ordem: 7,71%(7,79% no trimestre) pela Azul ; 5,41% (5,55%) pela WebJet ; 2,60% (2,57%) pelo Trip e 2,42% (2,52%) pela Avianca.
O aproveitamento da oferta por parte da indústria foi de 70,38% em março e de 72,59% na média do trimestre. A aérea com o melhor índice foi a Azul ( 81,19% e 80,27% nos dois períodos),seguida pela WebJet com respectivamente 75,25% e 78,09% . As duas maiores registraram aproveitamentos menores :70,43% em março e 73,56 no trimestre a Gol ; 68,68% e 70,49% o grupo Tam. No trimestre houve um aumento médio da oferta da indústria de 14,44% com 12,93% de participação da Tam e 5,10% da Gol, mas a empresa que mais cresceu em termos de assentos foi a Azul, com 84,75%.
No setor internacional a Tam teve uma participação de mercado de 86,07 % em março e de 85,80% no trimestre , ficando o restante 13% com a Gol.O aumento médio da oferta no trimestre foi de 14,10% enquanto o crescimento médio da indústria totalizou 17,24%. O índice médio de aproveitamento totalizou entre janeiro e março a média de 76,88%, do qual 79,67% registrado pela Tam e 62,93% pela Gol.
É oportuno assinalar que a partir de fevereiro de 2011 estes dados comparativos, divulgados pela Anac, estão sendo obtidos diretamente da base de dados institucional criada pela Agência, que recebe,processa e armazena mensalmente os dados estatísticos oficiais que lhe são enviados pelas empresas aéreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário