domingo, 10 de abril de 2011

ROMBO NUM B 737 ALARMA INDÚSTRIA

Há muitas aeronaves voando com mais de 25 anos de uso, 30 mil pousos e decolagens e mais de 40 mil horas de voo. Entre os modelos mais numerosos, utilizados até por empresas de prestígio, estão os Boeing 737, nas suas primeiras três versões, que correspondem aos número 300,400 e 500.Atualmente a aeronave, orgulho da Boeing, se encontra na versão B900 e poderá ter dentro de uns três anos um modelo mais esbelto,que consumirá menos combustível e espalhará pelos céus menos gases tóxicos, chamado B737neo. De sua parte a rival Airbus já adiantou que pretende entregar à indústria  seus primeiros modelos A320neo até outubro de 2015, tendo já recebido 300 encomendas e em vista da caída de pedidos para o "antigo" A320.
A alerta sobre os possíveis problemas causados pelos 737 mais antigos não é uma novidade. Mas desta vez ela foi motivada pelo grave incidente que no dia 1º de abril abriu um buraco de 1,5 metro num B737 da Southwest em pleno voo, exigindo um pouso de emergência para evitar maiores complicações.A Agência Nacional de Aviação dos EUA, alertada pela ocorrência de outros casos de evidente desgaste da estrutura dos B737 das primeiras gerações, logo recomendou que esses modelos fossem testados pelas companhias aéreas, para averiguar a existência de possívei falhas ou rachaduras menores nas fuselagens.Logo a seguir a Boeing indicou que era necessário verificar as condicões dos 737 das series 300 ,400 e 500, em particular das unidades com mais de 30 mil pousos e decolagens.
Numa primeira fase serão 175 os B737 submetidos a testes, dos quais 80 voando nos Estados Unidos e cerca de 95 operando em vários países do mundo.No Brasil seriam apenas três esses modelos, todos integrando a frota da WebJet.

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