sábado, 23 de abril de 2011

ANAC CONTRA OS PILOTOS DA EXCELAIR

Joseph Lepore e Jan Paul Paladino são os pilotos que, em setembro de 2006 ,estavam no comando do jato da ExcelAir que colidiu parcialmente com o Boeing da Gol, provocando a caída do avião brasileiro na selva amazônica e a  morte de 154 pessoas.Após quase cinco anos a acusação da Justiça Brasileira aos dois americanos , considerados responsáveis pelo desastre, principalmente por ter desligado o transponder, que é o aparelho que normalmente detecta a presença de outras aeronaves na  mesma rota, foi agora endossada pela Agência Nacional de Aviação Civil,Anac, que emitiu contra eles e contra a empresa aérea norte-americana ExcelAir 3 autos de infração.No texto a Anac assinala a falha dos dois pilotos, ao preencherem o plano de voo com dados inexatos e estende a culpa do ocorrido à empresa aérea, por ter permitido que eles voassem sem ter a autorização para voar em RVSM , ou seja com espaço aéreo vertical reduzido. A Anac não discute outros detalhes técnicos, nem entra no mérito de reconhecidas falhas de parte das torres de controles que deviam acompanhar a operação e não descobriram em tempo que o jato da ExcelAir e o Boeing da Gol estavam voando na mesma altura e em sentido oposto.
Os pilotos terão 20 dias, até sexta-feira próxima,para se manifestar sobre a acusação, que foi enviada em cópia também à Federal Aviation Adminstration,FAA, à qual compete aplicar a exigência da Anac de que eles tenham seus brevês cassados e sejam presos quando chegar a sentença do processo criminal.
Até agora o ponto de vista dos Estados Unidos sobre o acontecido não estava coincidindo com aquele do Brasil, tanto que ao voltarem a seu país os pilotos foram recebidos como heróis, por ter conseguido aterrissar com o pequeno jato, após a colisão, e se salvar junto com o jornalista que se encontrava a bordo e que mais tarde apoiou totalmente as afirmações dos pilotos, que atribuem ao desencontro das informações vindas dos controles aéreos a maior responsabilidade pelo desastre e negam que estivessem operando com o transponder desligado.
Por isso, até agora Lepore e Paladino continuam voando: um como piloto da ExcelAir, outro da American Airlines.

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