domingo, 13 de março de 2011

UM NOVO JUMBO NO MERCADO AÉREO

No mês passado a Boeing apresentou em Seattle o primeiro modelo de seus novos 747-8 intercontinentais, com entrega da primeira unidade às empresas aéreas prevista para o início de 2012. O novo Jumbo  é um metro mais comprido do A340-600 da Airbus, que até agora era o maior ,e tem capacidade para transportar 380 passageiros, contra os 536 do A380 e os 306 do A340-600.Segundo a Boeing , o seu consumo de combustível é 13% menor daqueles de seus competidores, graças às novas pontas das asas (raked wingtips) e às turbinas GEnx-2B67 recém produzidas pela General Electric, que permitem ao B747-8 uma autonomia de mais de 14 mil quilômetros.
Com essa aeronave se definiu que a luta para a conquista dos mercados entre a Boeing e a Airbus, que no ano passado parecia se orientar na direção de modelos menores dos já clássicos B737 e A320, se desenvolverá no campo de batalha de aeronaves de grande porte, com capacidade de transportar acima de 300 passageiros.A mudança  é decorrente da forte reação dos transportes aéreos nos mercados mundiais, que além do crescimento da demanda, também  antecipa a consolidação da classe Premium e a possível volta de numerosos assentos de First Class, que nos últimos anos haviam desaparecido das configurações das cabines de várias companhias. 
De outro lado, a compra dessas grandes aeronaves poderá representar para as empresas que entendam participar da competição com as congêneres, grandes investimentos em  leasing e treinamento, com os habituais riscos financeiros que, há muitos anos, somente tem causado perdas à indústria em geral. 
No passado, dizia-se que "big is beautiful", e de fato na aviação comercial os grandes aviões produzem uma impressão de beleza estética e de força. Mas também os transformam em ônibus voadores, uma imagem que às vezes desagrada quem detesta as enormes classes econômicas  super-lotadas e todos os problemas, inclusive de embarque e desembarque, que elas comportam.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário