domingo, 9 de janeiro de 2011

O SINDICATO ALERTA & OUTRAS NOVAS

O Sindicato Nacional dos Aeronautas,SNA, alerta num comunicado os comissários das empresas aéreas sobre os efeitos negativos que a consulta pública da Anac, que se encerrou na sexta-feira dia 7, se for aprovada, poderá ter na autonomia individual do pessoal de voo.A proposta da Agência é abolir a exigência de que o Certificado de Capacidade Física seja emitido pela autoridade aeronáutica, podendo ser feito pelos médicos das companhias. O SNA teme que haja interferência das aéreas na emissão do certificado,se e quando elas tenham interesse de alterar para mais ou para menos o número de comissários em condições de voar. Haveria também,segundo o Sindicato, o risco de que a função de comissário seja desvirtuada com o acréscimo de novas atividades, quais as vendas a bordo com pagamento de comissões,que as empresas estão exigindo na sua atual política de redução de custos.
                                                                   *
No exterior , inclusive nos Estados Unidos, o tráfego aéreo mantém seu ritmo de crescimento, que segundo a ATA precisaria , para continuar em 2011, um controle mais severo do aumento de capacidade, cujo excesso já estaria reduzindo em várias rotas o índice de aproveitamento, apesar da demanda intensa.
Entretanto, em Charlotte (Carolina do Norte) o avião Airbus A320 da USAirways que em 15/2/2009, graças à pericia do comandante Chesley Sullenberger, pousou em emergência no gelado Rio Hudson de Nova York com 155 pessoas a bordo, será a partir de maior uma das maiores atrações do Museu da cidade, como um grande ícones da aviação internacional.Também o uniforme do piloto, que já aposentou, estará em exposição permanente no Museu de Charlotte, onde a USAirways tem a sua sede.
                                                                  *
A Boeing divulgou o balanço de sua entregas de aeronaves em 2010.Foram 462, contra 481 em 2009, mas a novidade do ano foi o número de B737: nada menos que 376 unidades.A empresa recebeu tambem 530 novas encomendas.
                                                                  *
Tres das 18 empresas que estavam em atividade deixaram de operar no pais no ano passado. A Cruiser, a Air Minas e a Rico Linhas Aereas.Duas novas foram autorizadas a voar, a Puma Air (Norte) e a Noar (Nordeste).
                                                                   *
Foi fixado em R$ 180 milhoes o orcamento da Embratur para 2011, em cuja chefia foi reconfirmado Mauro Moyses, ex chefe de gabinete de Marta Suplicy, que desde setembro de 2010 exercia o cargo em carater interino.Tambem a presidente da Anac, Solange Vieira, permanecera no cargo, convidada pelo ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.
                                                                  *
Durante os pro'ximos sete meses as torres de controle dos13 aeroportos espanhois administrados pela Aena ser'ao privatizadas.A decis'ao foi acelerada pela recente greve dos controladores de tra'fego que paralizou os aeroportos da Espanha, obrigando o governo a declarar o estado de emerge'ncia .

Um comentário:

  1. Solange Vieira,da Anac, merecia ficar no cargo.
    Quanto a Mauro Moyses, seu nome entrou no bloco das exigencias do PT de S.Paulo, mas nada ele fez nos quatro meses de interino que justificasse a sua permanencia.Coisas erradas da politica.

    ResponderExcluir