sábado, 8 de janeiro de 2011

PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS , A SOLUÇÃO

Na semana passada, a taxa média de atrasos nos aeroportos nacionais demorou para diminuir.Chegou próxima de 50% e permaneceu em volta de 35%, baixando somente na quinta e sexta-feiras. Tam e WebJet foram as empresas com os índices mais elevados, por evidente falta de tripulantes para manter em operação os voos programados e com assentos já vendidos.Sem ser normalizada, a situação nos aeroportos domésticos tem causado reclamações em série e até revolta entre os passageiros : sabe-se que no segundo semestre de 2010 foram atendidas pelos Juizados instalados nos aeroportos 14.637 queixas.
Entretanto o novo governo Federal, com a aprovação do ministro da Defesa Nelson Jobim, decidiu entregar à iniciativa privada a construção e operação de novos terminais nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, e possivelmente em Brasília, oferecendo concessões pelo prazo de 20 anos aos interessados.Tam e Gol teriam manifestado interesse e a assinatura do documento de autorização, de parte da presidente Dilma , está sendo aguardada para antes do final deste mês.
Outra inciativa, está prevendo a utilização de terminais suplementares em instalações móveis, que podem ser construídas em cerca de 9 meses, são mais baratas e cuja vida útil está sendo estimada em até 30 anos. Esta solução é considerada necessária em vista da previsão de que a ampliação regular dos aeroportos não poderia ser realizada em tempo útil  para o Mundial de 2014, sendo necessários 12 meses somente para a preparação das respectivas licitações. Ao mesmo tempo está sendo divulgado que a Infraero ficará com cerca de 30 dos 67 aeroportos que administra atualmente, sendo que os restantes serão repassados a estados e municípios.

Um comentário:

  1. Decisões oportunas.Mas o governo deveria considerar também a possibilidade de entregar à iniciativa privada também parte da administração dos grandes aeroportos.E permitir às empresas estrangeiras de participar na licitação dos novos terminais.

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