Congonhas ficou pequeno e deverá se estruturar para o atendimento da demanda doméstica, até quando será resolvido o problema dos aeroportos internacionais de São Paulo.Ou seja, enquanto Guarulhos tem a possibilidade de crescer com a construção de um terceiro terminal, o segundo aeroporto,Viracopos, precisa de espaço para incorporar a segunda pista, mas as desapropriações iniciadas pela Prefeitura procedem em ritmo lento. E há muitas restrições quanto à conveniência do investimento nesse aeroporto, em particular devido à sua distancia de 90 quilômetros do centro de São Paulo.
Assim, enquanto a Azul pressiona para que o aeroporto de Campinas seja ampliado, para que a sua capacidade aumente junto com seus embarques, outras empresas e analistas acham que Viracopos deveria ficar como está e que os investimentos deveriam ser dirigidos numa outra área, para construir um novo aeroporto mais moderno e mais próximo da capital. Caieiras seria a localidade escolhida por um projeto elaborado pelas construtoras Gutierrez e Corrêa , que teria o apoio do governo federal, favorável à cessão à iniciativa privada da construção e da exploração de novos aeroportos.Caieiras, todavia, poderia interferir no investimento dedicado ao chamado trem-bala, pois a necessidade de uma ligação rápida com o longínquo Viracopos - razão principal do projeto - cessaria, se o novo aeroporto internacional surgisse a cerca de 20 km. de São Paulo.E há grandes interesses, inclusive internacionais, em jogo no projeto do trem-bala.
Voltando a Viracopos, ele esteve durante longos anos sub-utilizado, pois não nasceu como aeroporto de passageiros, tendo funcionado até 2008 principalmente para operações cargueiras. Mas a vinda e o grande crescimento da Azul e , em seguida, a sua escolha como novo ponto da rede brasileira da Tap portuguesa, tem dado novo destaque ao aeroporto, cujo movimento cresceu 345% em 2010, possibilitando 4,9 milhões de embarques e desembarques.Mas chegou praticamente ao seu limite atual de capacidade, estimado em 5 milhões de passageiros.
Transformado em hub pela Azul e em ponto de embarque internacional pela Tap, Viracopos cedeu a partir de julho de 2010 dois seus portões de embarque aos três voos semanais da aérea portuguesa, enquanto a empresa brasileira elevou a sua utilização para cerca de 65% de sua capacidade.Ao mesmo tempo,Tam e Gol, em particular, tiveram que transferir várias suas conexões nesse aeroporto, para poder enfrentar a concorrência da Azul.
Realmente 90 km de distância do centro da cidade de São Paulo são muitos.A média mundial não supera os 40.Mas não é só isso que agita e atrasa a solução do problema dos aeroportos brasileiros.Há muitos interesses em jogo, para serem atendidos. E todo mundo quer a sua parte....
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